Páginas

Ostentação até os dentes

Parece um aparelho dentário, mas é um enfeite. O grillz é um adereço caríssimo que está na boca das celebridades.

KATY PERRY A cantora exibe seu modelo na premiação da MTV americana. Os dentes chamaram mais a atenção do que a música (Foto: Dimitrios Kambouris/WireImage/Getty Images)O figurino da cantora americana Katy Perry durante a premiação da MTV americana, no mês passado, era impossível de passar despercebido. Um vestido, colado ao corpo, com estampa de oncinha. Completavam o visual uma fenda que chegava aos quadris e, nos ombros, arremates metálicos e brilhantes. Toda essa produção perdeu importância quando Katy parou diante dos fotógrafos no tapete vermelho e abriu o sorriso – ofuscante. Sobre os dentes perfeitamente brancos da moça, uma espécie de dentadura de ouro com brilhantes coloridos recobria a arcada superior. O dispositivo parecia uma mistura de aparelho odontológico para acidentados com artefato para morder – e arrancar pedaço – dos filmes de Hannibal, o canibal. Revelou-se que não era nem um nem outro, mas um enfeite, chamado de “grill” ou “grillz”, cada vez mais comum na boca da ala feminina das estrelas que circulam por Hollywood e adjacências.
A cantora Madonna já exibiu o seu: uma mistura de ouro e brilhantes que emoldura os dentes superiores. Beyoncé aparece orgulhosa em fotos publicadas nas redes sociais apontando para seus grillz vampirescos, colocados sobre os caninos. A cantora Rihanna está entre as maiores fãs do adereço: tem pelo menos três modelos. Um que recobre os dentes inferiores, outro em formato de arma, para ornamentar a arcada de cima, e um mais discretinho, colocado entre os dois dentes superiores da frente. A modelo Miranda Kerr, também senhora Orlando Bloom, já usou um para se embelezar – há controvérsias – num desfile. E a cantora ex-adolescente Miley Cyrus também tratou de aderir à onda.


Dois mistérios insondáveis rondam o acessório. O primeiro: por que é preciso enfeitar os dentes? O segundo: como alguém considera isso uma melhoria estética? Nem especialistas em moda compreendem. “Usar um grillz não é legal”, diz Milla Mathias, produtora e especialista em imagem pessoal. “Parece desconfortável e ainda causa a impressão de que a pessoa está sem dentes ou com eles sujos.”

Tudo se explica quando o preço do adereço é revelado. Não é uma questão de estética, mas de ostentação. Há grillz que chegam a custar US$ 100 mil. O valor depende da quantidade de ouro e diamantes usados na dentadura chique, feita sob medida. Designers de joias usam um molde da boca do cliente para criar as peças.

A vontade de ostentar a riqueza nos dentes acompanha a humanidade. Os maias, civilização que viveu na América Central entre 1000 a.C. e o século XV, incrustavam pedras de jade nos dentes para mostrar prosperidade e saúde. O grillz das celebridades tem um primo mais moderno. Por muito tempo, o ouro e outras ligas metálicas eram os materiais mais usados por dentistas em restaurações porque são resistentes. Como o procedimento é caro, reluzir um dente de ouro costumava ser símbolo de status. Nos anos 1980, rappers americanos, como Flavor Flav e Big Daddy Kane, incorporaram a restauração preciosa ao visual, como uma maneira de mostrar sucesso. Usavam os grillz desenhados por Eddie, dono do estúdio Eddie’s Gold Teeth, em Atlanta, ponto de encontro de músicos com dentes brilhantes. Nos anos 2000, eles ajudaram a transformar o adereço num elemento da cultura pop. Os cantores americanos Paul Wall e Nelly lançaram uma música juntos, intitulada “Grillz”. “Minha avó odeia, mas mulher adora”, dizia um dos versos. Virou hit no verão em 2006. Em apenas seis semanas, já alcançara o topo das paradas. Logo depois, conquistou disco de platina. O lançamento firmou o status da dentadura de brilhantes (ou platina, ou prata, ou ouro) e deu reconhecimento a Wall no ramo. Seus grillz, um dos mais famosos do mundo hip-hop contemporâneo, chegam a custar US$ 30 mil. Sua empresa, Grills by Paul Wall, tem uma clientela de luxo que inclui Kanye West, o rapper que virou referência em estilo.
Ao chegar à boca de ícones da cultura pop como Madonna, Rihanna e companhia, os grillz abocanharam seu lugar no rol das modas infames. Por quanto tempo ele persistirá nas bocas mais famosas é algo incerto. Pode ser apenas o tempo da polêmica e da repercussão. Por isso, recomenda-se cautela às celebridades que se sintam inclinadas a sorrir para essa novidade. O grillz, soube-se agora, pode prejudicar a saúde. “Há riscos de inflamar a gengiva, provocar desgaste nos dentes e até mesmo quebrá-los”, diz o dentista Mauro Piragibe, da Associação Brasileira de Odontologia. O acessório brilhante de hoje pode virar a prótese do futuro.
 
Ostentação até os dentes (Foto: Reprodução, Gregorio Borgia/AP, Carlo Buscemi/WireImage/GettyImages, reprodução e Gregg DeGuire/WireImage/Getty Images)